A história de Santos Dumont, começa na cidade de Santa Luzia, tendo em vista que sua família liderada por seu pai, Henrique Dumont, residiu na Fazenda da Jaguara, as margens do Rio das Velhas, até dezembro de 1872, data de sua transferência para o Distrito de Palmira, em Barbacena (atual cidade de Santos Dumont) local que foi responsável pela construção da linha férrea Dom Pedro II e onde no dia 20 de julho de 1873, nasceu Alberto Santos Dumont.
Dr. Henrique Dumont, pai de Santos Dumont, juntamente com seu sogro, o Comendador Paula Santos, que era um minerador, um homem de fortuna e de muito conceito na corte do Imperador, adquiriram junto a Coroa a grande Fazenda da Jaguara, situada as margens do Rio das Velhas, onde se se supunha encontrar ouro e outros metais, porém, veio a encontrar somente calcário e madeiras que eram vendidas para a Mina do Morro Velho, de Congonhas do Sabará, hoje a cidade de Nova Lima.
Ainda quando residindo em Santa Luzia, Dr. Henrique Dumont trabalhou como engenheiro na construção do novo trecho Estrada de Ferro Dom Pedro II na cidade de Sabará, onde também foi responsável pela construção da ponte de madeira sobre o rio da Velhas. Foi responsável também pela construção da ponte de madeira que dava acesso a cidade de Santa Luzia e que ligava uma margem do Rio das Velhas a outra, onde hoje se encontra a Avenida do Carmo.
Na fazenda da Jaguara, Dr. Henrique Dumont, em 1869 iniciou a construção do primeiro barco a vapor a navegar pelo Rio das Velhas e pelo Rio São Francisco, o Saldanha Marinho, e dando inicio a suas atividades no ano de 1871.
No município de Santa Luzia, na Fazenda da Jaguara, localizada hoje no município de Matozinhos, nasceram três de seus irmão, Virgínia Santos Dumont, em 1866, Luiz Santos Dumont, em 1869 e Gabriela Santos Dumont, em 1871.
A Família de Santos Dumont deixou Santa Luzia/MG no final de 1872, já com a Sra. Francisca Paula Santos, esposa de Dr. Henrique Dumont, já carregando em seu ventre Alberto Santos Dumont, o futuro pai da aviação, rumo ao Distrito de Palmira, município de Barbacena, hoje, a cidade de Santos Dumont.
0 comentários: