“Minha progenitora chamava-se Maria João de Deus e desencarnou nesta cidade em 29 de Setembro de 1915. Filha de uma lavadeira humilde, de Santa Luzia do Rio das Velhas, ela não pode receber uma educação esmerada; mas, todos os que a conheceram, afirmam que os sentimentos do seu coração substituíram a cultura que lhe faltava.” Este é o trecho da apresentação que chico fez à Comunidade espírita de sua mãe em 14 de julho de 1983. Quatorze anos depois o Médium relata que sua mãe reencarnaria no ano 2000 três anos após a reencarnação do pai.
Maria João de Deus, nasceu no ano de 1881 no Hospital São João de Deus em Santa Luzia. Como Maria não tinha pai, ela recebeu do Hospital o sobrenome de batismo, Maria João de Deus. Pouco depois se mudou para a cidade de Pedro Leopoldo, quando deu a Luz em 1910 à Francisco Cândido Xavier, batizado com o nome do santo do dia de nascimento.
Maria era filha de uma lavadeira humilde que ganhava a vida às Margens do Rio das velhas. José Candido Xavier, pai de Chico, conheceu Maria quando se mudou para Pedro leopoldo. Operário e vendedor de Bilhetes de Loteria, tinham uma vida muito humilde e honrada e mal ganhavam para o sustento da família.
Em 29 de Setembro de 1915, após adoecer, Maria faleceu. Chico Xavier tinha na época penas 5 anos de idade.
Quando o jovem Chico, já iluminado suficientemente pelas Bênçãos da Imortalidade, pediu à sua mãe que “lhe contasse as suas primeiras impressões da vida do outro mundo”, ela lhe prometeu que o faria oportunamente. E, no momento combinado, cumpriu sua palavra, escrevendo pelas mãos do filho e Médium, para ele e para todo o mundo, a obra "as Cartas de uma morta".
Casa em que Chico Xavier Nasceu |
CHICO XAVIER
Nascido no seio de uma família humilde, teve oito irmãos e era filho de João Cândido Xavier, um vendedor de bilhetes de loteria, e de Maria João de Deus, uma lavadeira católica, ambos analfabetos. Segundo biógrafos, a mediunidade de Chico teria se manifestado pela primeira vez aos quatro anos de idade, quando ele respondeu ao pai sobre ciências, durante conversa com uma senhora sobre gravidez. Ele dizia ver e ouvir os espíritos e conversar com eles.
O médium morreu aos 92 anos de idade, em decorrência de parada cardiorrespiratória, no dia 30 de junho do ano de 2002.Conforme relatos de amigos e parentes próximos, Chico dizia que iria "desencarnar" em um dia em que os brasileiros estivessem muito felizes e em que o país estivesse em festa, para assim o desencarne dele não causar tristeza. O país festejava a conquista da Copa do Mundo de futebol daquele ano, no dia de seu falecimento (Chico morreu cerca de nove horas depois da partida Brasil x Alemanha).
0 comentários: