Navigation Menu

Como surgiu o Distrito de São Benedito


Foi em 1916 que os irmãos Francisco e Gervásio Monteiro Lara adquiriram um vasto terreno na zona rural de Santa Luzia, em um lugar denominado Lagoa Vermelha de Venda Nova, onde foram instaladas algumas fazendas, destacando-se: Lagoa Vermelha de Venda Nova, dirigida por Francisco Monteiro Lara e Baronesa administrada por Gervásio Monteiro Lara. A sede da fazenda Lagoa Vermelha foi erguida próximo onde se encontra atualmente a Escola Estadual Leonina Mourthé de Araújo. A sede da Baronesa foi erguida próximo ao local onde hoje está localizada a fábrica desativada Colchões Orthocrim.

Os Lara, portanto, foram os primeiros colonizadores do São Benedito. Quer na agricultura, quer na pecuária. Mais tarde, no início da década de 40, os filhos de Francisco Monteiro Lara e Gervásio Monteiro Lara, respectivamente Afonso e Geraldo Monteiro Lara, assumiram a direção das fazendas. Durante vários anos tudo transcorreu em perfeita ordem. Porém, no início da década de 50, devido principalmente à escassez de mão de obra, os Lara foram obrigados a solicitar o loteamento da fazenda Lagoa Vermelha e parte da fazenda Baronesa. Foi contratada, para este serviço, a imobiliária Mourthé de Araújo.

A fim de administrar o novo loteamento, o representante legal da imobiliária, Jackes Roberto Mourthé de Araújo e sua esposa, Maria Aparecida Ramos Mourthé de Araújo, mudaram-se para a sede da Lagoa Vermelha. Atendendo sugestão de sua esposa, devota fervorosa do Santo da Etiópia, Jackes aprovou o nome São Benedito par o novo loteamento.
Em 26 de março de 1954, a imobiliária consegue a aprovação do novo loteamento e mais tarde em 13 de julho de 1955, é realizada a primeira averbação no cartório de registro de imóveis referente ao loteamento São Benedito. Após a venda dos primeiros lotes, várias famílias oriundas, principalmente, da periferia de Belo Horizonte começaram a transferir-se para São Benedito. Mais tarde, em 30 de dezembro de 1962 é sancionada Lei Estadual número 2.764, criando e oficializando o Distrito de São Benedito.

PRIMEIROS MORADORES

Além dos Lara, os primeiros moradores que vieram para a região denominada Lagoa Vermelha de Venda Nova, mais tarde São Benedito, chegaram em 1952. José Alves de Azevedo é um deles. Conhecido carinhosamente como Juca Bispo que, após construir sua casa arrendou um vasto terreno na fazenda Bananal, de propriedade de Juca Maria, hoje Conjunto Cristina, a fim de desenvolver o plantio de bananas. Os outros foram: Maria Ferreira Antão, hoje com 93 anos, muito bem de saúde, residindo à Av. Paranapanema, 421; Felício José Inácio; Teodomiro Olímpio Fernandes (Sr. Jovem); Geraldo Rosa; Inácio José Patrício; Oswaldo dos Santos; Geraldo Coveiro; Antônio Braga; Geraldo Lage; Valdemiro Xisto dos Reis (Primeiro Vicentino da região); Hélio Ferreira dos Santos; João Monteiro; Anunciação Moreira da Silva; Juventino da Silva; Zenita Borges da Silva; Agrimar Ramos; Geraldino dos Santos; Miguel Ramos e Sebastião Bombeiro.

PRIMEIRAS ESCOLAS

As primeiras famílias que vieram para o bairro São Benedito passaram, com certeza, por muitas dificuldades, principalmente na área educacional, uma vez que as escolas mais próximas se localizavam na região de Venda Nova, ou seja, as crianças que iniciavam a alfabetização se deslocavam a pé, por mais de doze quilômetros. Só no final de 1957, os senhores Helton Guimarães Werneck e José Santana (Duca de Pinho), sensibilizados com o sofrimento dos novos moradores do barro São Benedito na área educacional, procuraram e solicitaram ao então prefeito Antônio Roberto de Almeida, a implantação do ensino de primeira a quarta série no local. Imediatamente, o prefeito atendeu ao pedido desses dois abnegados cidadãos luzienses que, durante suas existências, sempre souberam honrar e dignificar a pessoa humana. Portanto, a primeira, escola implantada no bairro São Benedito iniciou suas atividades no início de 1958, recebendo o nome de Escola Rural Municipal Gervásio Lara, localizada à Avenida Senhor do Bonfim, 631, residência do querido Juca Bispo. É lamentável, mas a primeira escola do bairro São Benedito foi demolida.

PRIMEIRAS PROFESSORAS

Existem mulheres que, por índole e princípios, conquistaram o respeito e a admiração de todos. Pelas lutas, pelas posições assumidas em defesa da vida, pela conduta exemplar no seio familiar... Enfim, pelos serviços assinalados em favos do bem comum. Assim foram e continuam sendo as primeiras professoras do bairro São Benedito: Lavina Aparecida Lara e Maria da Consolação Lara, duas irmãs que marcaram época na região. Iniciaram o magistério na Escola Rural Municipal Gervásio Lara, em 1958, na primeira escola do bairro São Benedito.

A sabedoria destas duas pioneiras educadoras, a intuição no agir com moderação, com perspicácia e muita paciência em ensinar as primeiras letras aos primeiros estudantes, fizeram destas duas professoras uma referência pedagógica que deve ser observada e exaltada por todos. Lavina e Maria da Consolação, estas duas relíquias, residem hoje, respectivamente na sede e zona rural do município.

*Fernando de Castro é morador do Distrito de São Benedito

5 comentários:

  1. Muito bem contatada mas faltando muita gente. Fuxaca vizinho nosso Onde hoje é a rua Pará de Minas bem atrás do cartório Brito. Eu e meu irmão fomos alunos da dona Lavinia e da d'arc filha de dona Carolina que também não comentaram. Só foram citados os ricos da época. Faltou os que desbravaram e fizeram com as próprias mãos trilhas que pudessemos chegar até a escola Gervásio Lara.

    ResponderExcluir
  2. Eu em 1959 estudei na escola baronesa não me lembro muito tenho saudade minha diretora da Maria jos casada com Sr ninja a escola era. Em uma chácara eu morava com meus pais meu pai trabalhava com Antonio Andre casado Margarida lara tenho vontade de voltar pra ver onde e lembrar dos tempos mas não sei como é chamado teve loteamentos obrigado

    ResponderExcluir
  3. Corrigindo Maria José casada só kinka

    ResponderExcluir
  4. É muito bom conhecer o passado, para entender o presente. Vou dar ao meus alunos conhecimento dessa história, fotos, etc. Tudo isso o ajudarão muito.Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Morei la 1958 conheceu estas família estudei tenho vontade de voltar mas não sei

    ResponderExcluir

Instagram Vitrine