Navigation Menu

Conjunto Cristina Santa Luzia MG


Construído na década de 1980 pela Companhia de Habitação de Minas Gerais (COHAB-MG) e inaugurado em Julho de 1981, tornou-se junto ao Conjunto Palmital um dos maiores conjuntos habitacionais da América Latina. Faz parte do Distrito de São Benedito, distante 8 km da sede do município de Santa Luzia.

O Conjunto é uma Homenagem à Professora Cristina que morreu durante uma excursão à Igreja Matriz. O ônibus que viajavam sofreu um acidente que vitimou vários alunos e Professores. Cristina era a Professora responsável por organizar a Excursão.


A solenidade de inauguração do Conjunto Cristina contou com a presença, dentre outros, do governador estadual Francelino Pereira.


Procissão da Igreja Nossa Senhora da Paz no Conjunto Cristina, uma das primeiras igrejas erguidas no Distrito. Acima Imagem dos Predinhos do Conjunto Cristina ainda em construção. Fotos datam da Década de 1980.



A Foto acima é um pouco mais recente e data da Década de 90, faz parte de um vídeo memória da Igreja Senhora da Paz, uma das inaugurais do Bairro. 


Conta a História que a Primeira Igreja do Bairro, foi construída meio que por "acaso". Padre Piano, um dos primeiros párocos, chegou à cidade errada e amparado por munícipes, decidiu, mesmo que por engano, iniciar aqui sua jornada. Tempos depois, através de doações e o trabalho em comunidade, Pedra por pedra, tijolo por tijolo da igreja foram erguidos.


As Missas eram realizadas nas construções do que hoje é uma das principais paróquias do distrito. Após sua conclusão foi organizada uma grande Missa de agradecimento aos fiéis que ajudaram a ergue-la.

4 comentários:

  1. Muito legal seu blog. Gostei muito de ver fotos antigas do Conj. Cristina.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da história do conjunto Cristina

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da história poŕque me mudei pra este bairro ainda muito criança inclusive compravamos leite ovos etc nas fazendas e chácara que existiam no local

    ResponderExcluir
  4. Houve um erro na história do nome do bairro. A Professora que morreu no acidente foi Lucia Viana de Paiva. Se a homenagem foi a ela então foi em nome da filha dela que sou Eu . Me chamo Cristina Viana, eu tinha um ano na época da tragédia e 6 anos qdo inaugurou o conjunto, me lembro disso. Talvez seja esse motivo do nome conj Cristina. Se for me sinto honrada.

    ResponderExcluir

Instagram Vitrine