Navigation Menu

Igreja do Rosário, história e tradição


As Irmandades de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos foram as primeiras a se instalar em Minas Gerais. Reflexo do grande número de escravos na região das minas, foram também as mais numerosas. No censo de 1808, Vila Rica do Pilar (Ouro Preto) registrava que 83,6% da sua população era constituída de negros e mulatos, e 16,4% de brancos. Na Vila de São José del Rei, enquanto 30,7% da população era constituída de brancos, 69,3% eram pretos e mulatos.



A Igreja de Nossa Senhora do Rosário da Irmandade dos Homens Pretos de Santa Luzia foi construída por volta do ano de 1766. Possui as linhas arquitetônicas das matrizes mineiras da primeira metade do século 18.


A decoração interna é de grande simplicidade; possui altares em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus e a Nossa Senhora das Dores. No altar-mor está uma belíssima imagem da padroeira do templo.

O culto
A origem do culto a Nossa Senhora está ligada à história de São Domingos, que, em 1216, fundou a Ordem Dominicana. Um dia, a Virgem Maria apareceu ao santo e lhe entregou um rosário e ensinou-lhe um método de oração. O rosário tem o significado de uma guirlanda de rosas oferecidas a Nossa Senhora.


Existe também a versão de que Alain de La Roche, um monge dominicano bretão, seria o iniciador e divulgador da crença.

Iconografia

A Nossa Senhora do Rosário é representada sobre um bloco de nuvens com querubins. Em um dos braços, carrega o Menino Jesus e, na mão direita, segura o rosário ou terço. Pode aparecer entregando o rosário a São Domingos. Outra variante é a Nossa Senhora oferecendo o rosário a São Domingos e o Menino Jesus a Santa Catarina de Siena.


O motivo de Nossa Senhora do Rosário ter sido escolhida como protetora dos escravos ainda precisa ser esclarecido. Para alguns, a escolha se deve ao fato de que os senhores brancos, menosprezando o intelecto dos negros, acreditavam que esses não tinham capacidade de assimilar as abstratas orações católicas. Assim, com o rosário ou o terço, tinham algo tátil na mão, que facilitava as orações. Existe uma versão que explica que, como algumas tribos já utilizavam búzios e contas em seus rituais, o rosário ou terço tornaria mais fácil a compreensão das orações.

Fonte: Descubra Minas

0 comentários:

Instagram Vitrine