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Antiga Estação Carreira Comprida

A estação de Carreira Comprida é relativamente recente, já dos tempos da RFFSA. Em 1960 não existia. Nos Guias Levi, não aparecia em 1962 mas já aparecia em 1965. Imagina-se então sua abertura por volta dessa época. A quilometragem estabelecida e transcrita acima foi extraída da lateral da própria estação (ver foto abaixo), já que Max Vasconcellos e o Guia de 1960 não a davam (a estação ainda não existia). Notar, no entanto, que ela é bem próxima da original; se a considerarmos como a mesma da linha original, ela estaria a pouco mais de 2 km da estação de Santa Luzia. Em 1985, a RFFSA informava no boletim "Conheça a sua ferrovia" que nesta estação se executava o baldeio dos vagões de bitola métrica para a larga e vice-versa. Era um importante pátio para estacionamento, triagem, formação e cruzamento dos trens de carga. A estação funcionou com a FCA, mas recentemente foi fechada. "Nem os ferroviários entendem por que a FCA opera Capitão Eduardo e fechou Carreira Comprida. O pátio da primeira comporta apenas 35 vagões em seu maior desvio, quando em Carreira cabem mais de 60. O pátio de Capitão é estreito e de difícil acesso. Em Carreira temos espaço e muitas linhas sobrando. Pode receber mais linhas ainda e alojar novos transbordos de grãos" (Pedro Paulo Rezende, 12/4/2010).

A estação em 2003. Foto Gutierrez L. Coelho  

A estação em 2004. Foto Emmanuel Marinho



A estação em abril de 2010. Foto Gilser

(Fontes: Pedro Paulo Rezende; Gutierrez L. Coelho; Gilser; Emmanuel Marinho; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; RFFSA: Conheça a sua ferrovia - Treinamento, DECOM-BH, março de 1985; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1979; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)

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